Super Randonneur Challenge
Programação

Agenda de Atividades

09/11/2018 - sexta

  • 18:30 - 21:00 - Vistoria de Bicicleta e Itens de Segurança
  • 18:30 - 21:00 - Credenciamento e Retirada do Kit
  • 20:00 - 23:00 - Entrega de Dropbag
  • 23:00 - Reunião Técnica
  • 23:50 - 00:00 - Preparativo para a Largada

10/11/2018 - sábado

  • 00:01 - LARGADA BRM 200km
  • 00:10 - 01:01 - Vistoria de Bicicleta e Itens de Segurança
  • 00:10 - 01:01 - Credenciamento e Retirada de Kit
  • 01:01 - Encerramento da Largada
  • 13:31 - Encerramento BRM 200km
  • 15:30 - 16:10 - Vistoria de Bicicleta e Itens de Segurança
  • 15:30 - 16:10 - Credenciamento e Retirada do Kit
  • 16:10 - 16:25 - Reunião Técnica
  • 16:25 - 16:30 - Preparativo para a Largada
  • 16:31 - LARGADA BRM 300km
  • 16:40 - 17:31 - Vistoria de Bicicleta e Itens de Segurança
  • 16:40 - 17:31 - Credenciamento e Retirada de Kit
  • 17:31 - Encerramento da Largada

11/11/2018 - domingo

  • 12:31 - Encerramento BRM 300km
  • 15:30 - 16:10 - Vistoria de Bicicleta e Itens de Segurança
  • 15:30 - 16:10 - Credenciamento e Retirada do Kit
  • 16:10 - 16:25 - Reunião Técnica
  • 16:25 - 16:30 - Preparativo para a Largada
  • 16:31 - LARGADA BRM 400km
  • 16:40 - 17:31 - Vistoria de Bicicleta e Itens de Segurança
  • 16:40 - 17:31 - Credenciamento e Retirada de Kit
  • 17:31 - Encerramento da Largada

12/11/2018 - segunda

  • 19:31 - Encerramento BRM 400km

13/11/2018 - terça

  • 00:10 - 01:25 - Reunião Técnica
  • 00:30 - 01:10 - Vistoria de Bicicleta e Itens de Segurança
  • 00:30 - 01:10 - Credenciamento e Retirada do Kit
  • 01:25 - 01:30 - Preparativo para a Largada
  • 01:31 - LARGADA BRM 600km
  • 01:40 - 02:31 - Vistoria de Bicicleta e Itens de Segurança
  • 01:40 - 02:31 - Credenciamento e Retirada de Kit
  • 02:31 - Encerramento da Largada

14/11/2018 - quarta

  • 17:31 - Encerramento BRM 600km
  • 18:30 - 22:30 - Churrasco de Confraternização

15/11/2018 - quinta

  • 16:30 - 17:10 - Vistoria de Bicicleta e Itens de Segurança
  • 16:30 - 17:10 - Credenciamento e Retirada do Kit
  • 16:50 - 17:15 - Entrega de Dropbag
  • 17:10 - 17:25 - Reunião Técnica
  • 17:25 - 17:31 - Preparativo para a Largada
  • 17:31 - LARGADA BRM 1000km
  • 17:40 - 18:31 - Vistoria de Bicicleta e Itens de Segurança
  • 17:40 - 18:31 - Credenciamento e Retirada de Kit
  • 18:31 - Encerramento da Largada

18/11/2018 - domingo

  • 20:31 - Encerramento BRM 1000km

Vistoria da Bicicleta e Equipamentos de Segurança

O processo de vistoria da bicicleta e dos equipamentos de segurança será a primeira etapa do credenciamento do ciclista. Para conseguir o autorização para largada o ciclista deverá levar sua bicicleta toda equipada e em boas condições de uso, além de todos os itens de segurança obrigatórios para participação no brevet.

Após a aprovação de todos os itens, o ciclista receberá o CARTÃO PASSAPORTE, carimbado no espaço apropriado no cartão. Em nenhuma outra hipótese o cartão passaporte será entregue ao ciclista.

Credenciamento e Retirada do Kit

Para finalizar a etapa de credenciamento, o ciclista deverá estar de posse do CARTÃO PASSAPORTE devidamente carimbado na etapa de Vistoria.  Após a checagem do carimbo, o ciclista deverá:

  • Assinar o TERMO DE RESPONSABILIDADE;
  • Confirmar suas informações de contato de emergência
  • Apresentar o Atestado Médico
  • Validar os documentos apresentados e entregar os documentos pendentes, caso exista
  • Receber a tarja de identificação do DROPBAG
  • Receber os itens promocionais SRC; (itens serão informação posteriormente)
  • Receber a camisa (jersey) 2019 SRC, caso tenha adquirido.
  • Carimbar o Cartão Passaporte

Entrega do Dropbag

A entrega do dropbag deverá ser realizada antes da largada do primeiro brevet, conforme definido na programação do SRC. O ciclista deverá acondicionar em uma bolsa mudas extras de roupas, utensílios de higiene pessoal e o que mais julgar necessário. Esta bolsa deverá ser lacrada com a tarja de identificação recebida durante o credenciamento.

Seguem algumas considerações importantes em relação ao serviço de dropbag

  • Dimensões máximas do dropbag: 56 x 30 x 23 (Largura x Altura x Profundidade) cm (aproximadamente 38 litros).
  • Somente será permitido um dropbag por ciclista.
  • A retirada da sacola, bem como a entrega do dropbag à organização ocorrerá no horário determinado na programação.
  • O dropbag estará disponível aos ciclista somente nos Pontos de Controle definidos como ponto dormitório oficial da organização e ao final de cada brevet.
  • Vale lembrar que o dropbag irá acompanhá-lo durante os 5 primeiros dias do SRC, portanto, é aconselhável utilizar o espaço com parcimônia e acomodar seus pertences dentro de uma bolsa com segurança.
  • Não serão aceitas mochilas que extrapolarem as dimensões definidas acima, bem como com excesso de peso.
  • Os dropbags utilizados serão disponibilizados para a retirada dos randonneurs após o fechamento do último ponto de controle com dormitório, de acordo com a logística da prova, e na ponto de chegada.
  • O ciclista que não entregar seu dropbag durante o horário determinado na programação, deverá aguardar até que seja dada a largada e fazê-lo depois, o que obviamente significará perder um certo tempo de prova.

Reunião Técnica (Briefing)

  • Esta reunião será a última oportunidade para informá-lo sobre qualquer mudança de ultima hora na rota, carta de rota e demais informações sobre o brevet.
  • Durante a reunião técnica serão dadas informações sobre o estado da rodovia e outras informações importantes e necessárias, que possam surgir até o dia da largada.
  • Essas informações NÃO substituem a necessidade de estudo/planejamento prévio do percurso, portanto estude o percurso e faça seu planejamento com antecedência para evitar qualquer tipo de problemas durante o brevet.

Procedimento de Largada

O procedimento de largada será dividido em 3 etapas.

  • Registro para a Largada – onde o ciclista deverá carimbar novamente seu passaporte com a autorização de largada.
  • Início do SRC-2019 – Largada para o BRM 200km
  • Encerramento da Largada do BRM 200km

Vistoria da Bicicleta e Equipamentos de Segurança

O ciclista somente estará habilitado para participar do evento se todos os items  a seguir forem aprovados pela inspeção. A participação no evento NÃO será permitida caso o Cartão Passaporte não tenha sido carimbado e que todos os critérios a seguir tenham sido atendidos atendidos.

  1. Iluminação

    • Farol Dianteiro (Branca) – Deverá apresentar um farol afixado na bicicleta durante todo o percurso, e que seja capaz de permitir a navegação em períodos noturnos ou de baixa visibilidade com segurança. Portanto, os faróis devem ser funcionais e NÃO decorativos; devendo atender simultaneamente as necessidades do ciclista em “VER” e “SER VISTO”.
    • Farol de back-up – Deverá apresentar um farol de back-up de algum tipo e que possa substituir o farol principal em caso de emergência. Este pode assumir a forma de uma luz de capacete, afixado na bicicleta ou ainda guardado na bolsa da bicicleta. Importante, o farol de back-up NÃO pode ser envido junto com a drop-bag, ele deve estar junto ao ciclista durante a condução.
    • Luz traseira (Vermelha) – Deverá apresentar  pelo menos DUAS (02) luzes traseiras na cor vermelha que podem ser utilizadas piscando ou contínuo. O uso da luz traseira de cor diferente da vermelha resultará em uma advertência ao ciclista e a imediata troca para a cor permitida. Caso não seja atendido resultará em uma desqualificação.
  2. Segurança

    • Capacete – O uso do capacete será obrigatório durante toda a condução. O capacete deverá estar em boas condições de uso, sem apresentar rachaduras ou avarias importantes. A falta do uso do capacete resultará na sua desqualificação do brevet.
    • Colete refletivo – Os coletes devem estar de acordo com especificações da NBR 15292 OU da normativa EN471 em suas etiquetas. O uso do colete refletivo será obrigatório durante o procedimento de largada, com seu uso obrigatório até o primeiro ponto de controle, podendo ser retirado em caso de boas condições de visibilidade. Nos períodos noturnos ou em condições de baixa visibilidade seu uso será OBRIGATÓRIO. A falta do uso em qualquer uma dessa condições resultará na desqualificação do ciclista.
    • Faixa de tornozelo – O uso da faixa de tornozelo refletiva será obrigatório durante o brevet. O uso da faixa refletiva refletiva será obrigatório durante o procedimento de largada, com seu uso obrigatório até o primeiro ponto de controle, podendo ser retirado em caso de boas condições de visibilidade. Nos períodos noturnos ou em condições de baixa visibilidade seu uso será OBRIGATÓRIO. A falta do uso em qualquer uma dessa condições resultará na desqualificação do ciclista.
    • Cobertor térmico de emergência – O ciclista deverá apresentar pelo menos 02 (DOIS)  cobertores térmicos de emergência (ou equivalente).
  3. Condições da Bicicleta

    • Durante a inspeção a bicicleta será submetida a uma verificação geral de segurança, onde serão avaliados condição dos pneus, freios e outros itens que podem comprometer a condução durante o brevet.
    • É fortemente recomendado que o ciclista faça uma revisão geral da sua bicicleta antes do brevet para evitar possíveis problemas ou acidentes.

IMPORTANTE: Os itens acima devem estar presentes com você o tempo todo, e falta do uso de acordo com as regras descritas acima resultará em uma desqualificação.

Itens Recomendados

  • Telefone celular, funcionando e com bateria carregada
  • Bateria reserva
  • Óculos com duas lentes (diurna e noturna)
  • Espelho retrovisor
  • Luvas
  • Capa de chuva e ou corta vento
  • Protetor solar
  • Ferramentas compatíveis com seu equipamento
  • Câmara reserva e remendos
  • Bomba para encher pneu

Itens Proibidos

Os itens relacionados abaixo não serão aceitos durante os brevets:

  • Não será permitido o uso de clip de guidão;
  • Não serão permitidos o uso de colete do TIPO X e TIPO H nos modelos mostrados nas fotos abaixo;
  • Não serão aceitos em nenhuma hipótese equipamento para iluminação do tipo “frog” ou similares, contendo apenas um ou dois pequenos leds. Este tipo de equipamento quando utilizado sozinho como forma de sinalização, põe em risco a segurança do ciclista visto que sua visibilidade é mínima. Poderá ser utilizado somente como complemento.;


Regulamento

Por se tratar de um desafio de autossuficiência, é extremamente importante estar familiarizado com o regulamento do clube e dos BRMs. Caso não esteja familiarizado, torna-se obrigatório a leitura dos regulamentos e informações disponibilizados no item Regulamento.


Cartão Passaporte

Na entrega do Kit, o ciclista receberá, entre outras coisas, um cartão para registro da vistoria e de sua passagem pelos pontos de controle, chamado Cartão Passaporte.

É de responsabilidade do ciclista entregar seu passaporte ao fiscal da prova. A organização não se responsabilizará caso o ciclista “esqueça” ou “não passe pelo PC” sem o devido registro. Caso isso aconteça, o mesmo será desclassificação do brevet, sem possibilidade de apelação, conforme regulamento do clube.

Desta forma, fique atento para:

  • não largar sem o carimbo de vistoria, pois ocasionará sua desclassificação no próximo PC;
  • não perder ou rasurar o seu passaporte, assim como não devolver o passaporte na chegada, faltando carimbos dos PC’s, pois estará sujeito a desclassificação;
  • assim que chegar ao PC, apresente imediatamente o passaporte para o registro de sua passagem;.
  • estude o percurso para não se perder ou passar despercebido nos PCs. Caso perca um PC, você deverá voltar pedalando ao PC para registro de sua passagem. Não é permitido pegar carona para voltar ao PC perdido.
  • conservação do seu Passaporte, para tanto, você receberá um saco plástico.
  • IMPORTANTE: O Passaporte deverá ser devolvido no momento do registro da chegada do ciclista, ou no momento de sua desistência/desclassificação da prova.

Apoio da Organização

  • A organização estará com carros e ciclistas no percurso com o intuito de fiscalizar o andamento da prova.
  • Em alguns PAs a organização disponibilizará alimentos e bebidas para os participantes inscritos na prova. Esta informação estará destacada na carta de rota.
  • Por se tratar de um desafio de autossuficiência, cada participante deve planejar seus pontos de parada para alimentação e hidratação.
  • Em todos os PCs haverá um fiscal da organização para controle de passagem do ciclista que comprovará está passagem por meio de carimbo no passaporte.
  • Caso o PC seja definido como virtual, o ciclista deverá obter um comprovante de consumo no estabelecimento ou tirar uma foto que mostre pelo menos a bicicleta e o número de inscrição no brevet.
  • Conforme constará na carta de rota, cada PC terá o seu respectivo horário para abertura e fechamento.
  • O ciclista que chegar antes de sua abertura, deverá aguardar o horário correspondente.
  • Os ciclistas que chegarem após o horário de fechamento do PC, serão desclassificados da prova e terão seu passaporte recolhido pelo fiscal.

Carro de Apoio Particular

  • Somente os carros de apoio homologados junto à organização poderão servir de apoio ao ciclista  exclusivamente nos PCs.
  • Lembre-se de que em um brevet o ciclista deve ser autossuficiente, sendo proibido qualquer tipo de apoio externo. (Leia mais aqui…)
  • O carro poderá dar apoio somente nos PCs, e nunca poderá acompanhá-lo na estrada.
  • O carro de apoio deve se deslocar rapidamente entre os PCs, sendo expressamente proibida sua parada no acostamento ao longo do percurso, ou qualquer outro local entre os PCs, o que pode caracterizar ajuda externa e consequente desclassificação do ciclista que está sendo acompanhado por este veículo.
  • O cumprimento ao regulamento será exigido com rigor. Pedimos aos ciclistas que fiquem atentos e expliquem aos condutores dos veículos como eles devem se comportar/proceder para que não sejam penalizados.
  • O ciclista poderá ser desclassificado pela organização se jogar lixo em local indevido durante o trajeto.
  • O cadastro dos carros de apoio será realizado durante o credenciamento do ciclista.